Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 1 de agosto de 2017

ESPECIAL I: ABC NA SBPC


ESPECIAL I: ABC NA SBPC

Abertura da 69ª Reunião da SBPC foi marcada por emoção e discursos em defesa da ciência
Na noite de domingo, 16 de julho, foi dado início ao maior evento científico da América Latina. O encontro gratuito e aberto ao público foi até o dia 22 de julho, na UFMG. Além de dezenas de palestras de Acadêmicos, a ABC marcou presença no evento com um estande na ExpoT&C.
Leia no site da ABC         


O conhecimento multi, inter e transdisciplinar
Em palestra na UFMG, durante a 69ª Reunião da SBPC, os Acadêmicos Evando Mirra e Esper Cavalheiro traçaram um panorama dos novos caminhos do saber sem fronteira. O sociólogo José dos Santos também compôs a mesa de debates.
"PD&I se faz com mais participação da iniciativa privada", diz Jorge Guimarães
Em palestra na 69º Reunião Anual da SBPC, o presidente da Embrapii apresentou um panorama dos impactos da ciência brasileira no mundo e afirmou que, para atingir melhores posições, país precisa investir bem mais que 1% do PIB em ciência.
"Não destruam a ciência como este governo está fazendo"
O passado, o presente e o futuro da ciência foram contados pelo presidente de honra da SBPC, Sérgio Mascarenhas, em conferência especial da 69ª Reunião Anual da SBPC. Confira a matéria do Jornal da Ciência.
Nanociência feita no Brasil
Membro titular da ABC, o físico Ado Jório falou sobre o desenvolvimento da nanotecnologia no país. Ele ressaltou a importância das parcerias internacionais, da produção autônoma de ciência e de um projeto político que veja a pesquisa como moinho da economia.
Cortar recursos da ciência é economia ‘burra’, diz presidente da Finep
Matéria publicada em 18 de julho no Estadão mostra as duras críticas que Marcos Cintra fez à política de cortes lineares do governo federal, durante a 69ª Reunião Anual da SBPC.
Ressonância magnética funcional: um aliado para os estudos do cérebro
O método não invasivo vem contribuindo para o avanço nas pesquisas sobre doenças neurais. Membro titular da ABC, o neurologista Fernando Cendes contou sobre os estudos na área, durante palestra na 69ª Reunião Anual da SBPC.
Vetos a pontos fundamentais atrasam aprovação do Marco Legal da CT&I
Em mesa-redonda na 69ª Reunião Anual da SBPC, o presidente do CNPq, Mário Neto Borges, disse ter defendido na Casa Civil que texto apoiado pela comunidade científica seja respeitado.
Primeiro edital do Instituto Serrapilheira é aberto
Chamada pública é voltada para jovens doutores que tenham recebido a titulação a partir de 2007 e sejam vinculados a alguma universidade ou instituto de pesquisa no Brasil.
 

Acompanhe os próximos eventos da ABC
 
 
 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

cancelar assinatura |

 

Nenhum comentário: