Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

PAUTA DA 237ª SESSÃO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES – ABRAMES, dia 4 de AGOSTO de 2017

PAUTA DA 237ª SESSÃO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES – ABRAMES, dia 4 de  AGOSTO de 2017, SEXTA-FEIRA, no Auditório do CREMERJ: 
16:00 - Coquetel de Recepção.

16:30 - SANDRA LOPES - BOLO DE ANIVERSÁRIO - Secretária Academia Ferroviária de Letras
Sandra Lopes nasceu em SP; radicada no Rio de Janeiro, desde a infância. Secretária Geral da Academia Ferroviária de Letras/ Associação Fluminense de Preservação Ferroviária e Instituto UNIARTE, membro do Conselho de Turismo Pró-Rio/ Associação Comercial do Rio de Janeiro. Agente de Viagem, Pedagoga, Consultora de Turismo, moda, artista plástica, escritora, idealizadora de Programas Educacionais e Culturais de Viagens - economia criativa/ Secretaria de Cultura RJ, Circuito Favelas Criativas e certificado no V Prêmio Sustentabilidade, FECOMERCIO/ SP.
Ministra: palestras em escolas, e empresas, oficinas e workshops/ Empreendedorismo. Atuação em teatro: '' Violetas na Janela'' e Nosso Lar/ André Luiz.
Participação em Antologias: '' I, II, III e IV O trem e o Imaginário''; ''VIII e IX'' Artes em Laranjeiras e Cosme Velho; Rio de Janeiro 450 anos de Verso e Prosa; ''Coletânea feminina a arte de ser mulher'/ Rede Mídia Sem Fronteiras, Antologia Lapa, berço da Boemia Carioca/ Zélia Fernandes.
Prêmios: Poesia: ‘’Portinari e a Esperança’’; Crônica: ‘’Forte de Copacabana, Palco de Muitas Histórias’’; Troféu Villa Lobos, a Prosa: ‘’Viajando com Villa Lobos” - Academia Friburguense de Letras, 2015; V Semana, ‘’Um Novo Olhar sobre o Patrimônio Fluminense’’, 2º lugar Poesia - Paraty em Festa de Histórias, Memórias. Em Artes Plásticas, selecionada: Salões - VI Salão de Artes ABD & Petrópolis, 170 anos do Nascimento da Princesa Isabel - medalha de ouro - Pintura Contemporânea, com óleo sobre tela: ‘’Momento Feliz Viajando com Portinari’’; Convidada de Honra - Museu Naval/ RJ - medalha de ouro; certificado Promoteur das Artes, Pintura Contemporânea. Selecionada - 46º Salão de Belas Artes do Clube Naval; 44º Salão de Belas Artes do Clube Naval, marinha, óleo x tela, ‘’Tudo o que é belo transcende’’; Salões de Arte, Arte Laranjeiras e Cosme Velho; ABD-Academia Brasileira de Desenho e Artes Visuais - Medalha de ouro - com conjunto de obras literárias, ano. Homenagem Grande Mérito Cultural: Academia Ferroviária de Letras, ABRAMES-Academia Brasileira de Médicos Escritores, UBE RJ - União Brasileira dos Escritores RJ, ABRAMMIL.

16:40 - LANÇAMENTO DO LIVRO - “BAR” - Ac. Em. ANTONIO GUTMAN - RJ.  
Ac. Em. ANTONIO GUTMAN/ RJ - de São Luís/ MA, residente no Rio de Janeiro. Foi Vice - presidente da Academia Brasileira de Médicos Escritores - ABRAMES. Pertence à APPERJ - Associação Profissional de Poetas do RJ, SEERJ - Sindicato dos Escritores do RJ, UBE RJ - União Brasileira de Escritores RJ, SOBRAMES RJ - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores RJ, membro do Grupo dos Treze – ARTPLE.
Quatro livros publicados: CAMINHOS, ENCONTROS, PAGANDO MICROS E DR. FORMOL. Participação em mais de 20 Coletâneas, desde 1986.
- médico nas horas vagas;
- boêmio em algumas horas;
- um poeta à procura da hora.
E-mail: Antonio Gutmangutman@hotmail.com>.

16:50 - Palavras do Presidente, informes – Lançamento: NOVO SITE ABRAMES.

17:00 - Apresentação ACADÊMICOS DE MEDICINA/ Teresópolis
Coordenador HISTÓRIA DA MEDICINA  - Ac. DANIEL HERNANDEZ

17:20 - HISTÓRIA DA MEDICINA: A HISTORIA DA SOBRAMES RJ - Dr. PAULO FATAL, Presidente da SOBRAMES RJ.
Apresentação: Ac. LESLIE ALOAN - Presidente ABRAMES.

18:00 - POSSE ACADÊMICA HONORÁRIA -  DYANDREIA VALVERDE PORTUGAL - RJ.
Saudação de Recepção: Ac. JUÇARA VALVERDE - RJ.

Dyandreia Valverde Portugal nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1970. Filha de mãe brasileira e pai português,  é casada.
Formada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia pela UERJ/ RJ.
É também Jornalista sob registro MTB 36.185/ RJ.  
Escritora, com especialidade em crônicas e romances.
Trabalhou durante alguns anos com pedagogia empresarial, sendo Gerente de Recursos Humanos em empresas de médio e grande porte.
Foi concursada do DETRAN, onde treinou executivos.
Como escritora, participou como coautora em mais de 80 livros publicados e distribuídos em bibliotecas de vários países e em antologias em inglês, francês, espanhol e alemão.
Vencedora de concursos literários,  já participou de obras como prefaciante, orelha e apresentadora da obra.
Autora do livro de crônicas e contos Conversa (A)fiada (bilíngue Português e Inglês) e do romance Reconstruindo o Castelo de Areia, no prelo.
Artista Plástica, adepta ao estilo impressionista, utilizando a técnica OST; além das exposições individuais, nacionais e internacionais, participou de vários Salões renomados e tradicionais exposições, ganhando Menções Honrosas, especiais e diversas medalhas de ouro, prata e bronze, bem como troféus de melhor obra do Salão. Já participou inúmeras vezes também como convidada de honra e jurada. Possui obras de arte em diversos acervos de instituições oficiais (Argentina, França, Portugal, EUA, Áustria, Itália e Emirados Árabes).
É catalogada em importantes anuários e respeitados catálogos nacionais e internacionais. 
Na área cultural, foi Curadora do “Espaço Foyer” do Teatro Municipal de Cabo Frio e Diretora de várias Academias de Letras e Artes como, por exemplo, a ALAP – Academia de Letras e Artes de Paranapuã (Rio de Janeiro/ RJ) e ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio (Rio de Janeiro/ RJ). Foi à idealizadora do Projeto “Seminário Acadêmico Cultural”, atualmente adaptado e sendo realizado como “Semana de Artes e Culturas Internacionais”, anualmente, pela ALAB. Grande articuladora cultural na Região dos Lagos, onde é diretora. Era conhecida na Região dos Lagos como “Senhora da Cultura”, título atribuído durante uma entrevista concedida à TV filiada a Rede Globo na Região.
Atualmente, é Diretora da União Brasileira de Escritores RJ - UBE RJ, da Academia de Letras e Artes BuzianaN – ALAB (Búzios/ RJ); Vice-Presidente da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais - ABD (entidade com mais de 70 anos de existência); Vice-Presidente no Brasil da Academia de Ciências, Letras e Artes Lusófonas - ACLAL, com sede em Portugal; Presidente de Honra da  Académie de Lettres et Arts Luso Suísse - ALALS; Representante Setorial da Rede de Escritoras Brasileiras - REBRA; Representante Municipal da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo - FALASP  e Conselheira da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele/ RS.
Junto à mídia, foi durante muitos anos, colunista cultural dos jornais impressos Foco Lagos e Ponto de Vista; Apresentadora de TV com o programa Conexão Cultura, exibido na Região dos Lagos (RJ).
Tornou-se jornalista e fundou a “Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras”, composta pelo Jornal Sem Fronteiras, do Portal Sem Fronteiras, da Fanpage Rede Sem Fronteiras, da Mala Direta On-line Sem Fronteiras e do Programa de TV-Web Sem Fronteiras.
Jornal Sem Fronteiras, o qual edita, hoje é distribuído em todas as principais capitais de todo o Brasil e em 28 países do Mundo, sob-representação, nos cinco continentes.
Com a Editora Rede Sem Fronteiras, edita coletâneas literárias, inclusive bilíngues, reunindo centenas de escritores. Grande fomentadora cultural realiza projetos e eventos culturais com caravanas de escritores e artistas por todo o Brasil e pelo mundo.
Já ganhou Outorgas Especiais, como Medalhas de Méritos Culturais e Cívicos, de diversas instituições culturais. É detentora de inúmeras Moções, inclusive de Câmaras Municipais. Recebeu das mãos de Anna Cristina Kubitschek (neta do Presidente JK), “A Cruz do Mérito do Empreendedor JK”, a Comenda da Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek – CICESP, tornando-se uma Comendadora oficialmente.
Recebeu também a Médaille d'Argent da exclusiva Académie des Arts Sciences Lettres de Paris (França) e homenagem da Académie Internationale Le Mérite Et Dévoument Français.
Na área social, foi Presidente do Rotary Club Arraial do Cabo por dois mandatos. É madrinha - fundadora do Projeto “Arte Solidária Caxiense”, no Município de Duque de Caxias, baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O Projeto tem como objetivo incentivar a cultura, mas se preocupando com o social. Buscando unir dois objetivos, ele tornou-se um projeto Sócio-Cultural. O projeto começou com aulas de pintura em tela a alunos carentes da terceira idade. Hoje, quase quatro anos depois, extrapolou os limites da sala de aula. Atualmente a equipe visita comunidades carentes, fazendo Oficinas de Arte e Desenho, levando conhecimento, dignidade e assistência básica aos mais necessitados. Uma diferenciada ação social. As oficinas itinerantes já passaram por: Xerém, Morro do Alemão, Comunidade de Manguinhos-Complexo de Varginha-RJ, Jardim Gramaxo, etc.
Além deste projeto, Dyandreia Portugal desenvolveu, ao lado do Artista plástico Reinaldo Caó, o Projeto “Domingo com Arte”, onde além de aulas de pintura à crianças carentes do Município de Cabo Frio, desenvolve aulas com foco na  cidadania.
E por fim, através do Jornal Sem Fronteiras, é Apoiadora Oficial dos seguintes projetos de doações de livros no Brasil e no mundo: “Semeando Livros no Sertão” da escritora Rai D`Lavor, “Viagem Literária pela Amazônia” do escritor Jânio Félix, “Semeando Livro pelo Mundo” dos Escritores Carlo Montanari e Deucélia Maciel e o “Projeto Caravana de Lendas do Tocantins” contemplado pelo Edital Amazônia Cultural  do Ministério da Cultura MinC, da escritora Irma Galhardo. No Rio de Janeiro desenvolve projeto inédito de visitação aos Vultos Literários da cidade, com sarau no local, em parceria com a UBE RJ.
Além disso, lidera um projeto de arrecadação de livros para a montagem de Bibliotecas em todos os países lusófonos. A primeira etapa do projeto já foi realizada com a doação de 500 livros para a “Biblioteca Sem Fronteiras de Língua Portuguesa”, em Portugal, aos cuidados da Academia de Letras e Artes Lusófonas – ACLAL. Até o final do ano, mais 1500 livros serão enviados. Além das Academias e Associações, é membro das seguintes entidades:  Associação  Brasileiras dos Jornalistas - ABJ, Associação Brasileira de Imprensa - ABI,  Associação Sulmineira de Imprensa - ASI, Associação de Jornalistas Escritoras Brasileiras - AJEB (Unidade Nacional) e Academia Ferroviária de Letras..

18:50 -  ENTREGA - CERTIFICADO E MEDALHA AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, 2017, aos Doutores JUÇARA REGINA VIÉGAS VALVERDE, Dr. LUIZ GONDIM DE ARAÚJO LINS e Dr. ABÍLIO KAC. Oferecida pela ADABL - Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras – por ZÉLIA FERNANDES - Presidente ADABL.

CONFERÊNCIA MAGNA: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA DE PUCCINI-Ac. Em. LUIZ GONDIM- RJ.
Ac. Em. Luiz Gondim de Araújo Lins - Médico Psiquiatra. Palestrante e Conferencista
Fundador da SOBRAMES e da  Academia Brasileira de Médicos Escritores.
Vice-presidente da União Brasileira de Escritores RJ e da Sociedade Eça de Queiroz,
ex - presidente da Academia Cearense de Ciências, Artes e Letras do RJ
 Alguns Livros publicados:  Poesia:  Silêncio do pássaro, Trevo-Três gerações de poetas, Escolhidas, Poemas a quatro mãos - Luiz Gondim (RJ) e Grecianny Carvalho Cordeiro (CE).
Roda de personagens – contos e crônicas.  Miniensaios: As mulheres na vida e na obra de Eça de Queiroz; Fernando Pessoa – O enigma; Mistérios da criação poética;  Singularidades de Eça de Queiroz; Machado de Assis – O bruxo do Cosme Velho;  Primo Basílio (A histeria de Luísa);  Catarse de Lima Barreto; Gibran Kahlil Gibran- O poeta do amor; Os Flanadores;  Nas trilhas de Oscar Wilde;  Perfil do Padre Amaro ;  John Keats;  O poeta da melancolia.
700 prêmios em concursos literários.
Trabalhos publicados em mais de 100 Antologias Literárias.
 
19:20 - TERTÚLIA - Aberto ao público presente. SORTEIO DE LIVROS – traga o seu livro. FOTO OFICIAL
20:00 - Ac. Em. LUIZ GONDIM - RJ - Bolo comemorativo dos 700 PRÊMIOS por concurso em verso e prosa.
Saudações acadêmicas, 
Leslie Aloan-Presidente, Juçara Valverde-vice-presidente  e  Hugo Miyahira-Secretário Geral
20:30 - Restaurante La Mole: Jantar por adesão, ao lado do CREMERJ-Desconto p/médicos.  

CREMERJ:Praia de Botafogo, 228, Auditório do sub-solo, Rio de Janeiro/ RJ.

Nenhum comentário: