Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

SOLUÇÕES HÍDRICAS PARA O NORDESTE


'A  transposição de bacias hidrográficas para a região equatorial do Nordeste é a única solução para o abastecimento de água para todo o semi-árido nordestino'.

'O Brasil é um país privilegiado no que tange à interligação de bacias hidrográficas'.

As Ligações das Principais Bacias Hidrográficas regionais podem resolver definitivamente o problema de água para o Nordeste, já que o nosso semiárido sofre longos períodos de estiagem, com a falta de água em nossos principais reservatórios.

'As lagoas de Varedão e Jalapão interligam as bacias do Tocantins - São Francisco - Parnaíba'.


A interligação do sistema hidrográfico do Nordeste brasileiro poderá ser feito através das  alternativas:

Interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco via Lagoa de Varedão, nos limites dos Estados da Bahia e Tocantins, em área de terreno altamente poroso formado de calcário, onde dutos subterrâneos interligam à referida lagoa recebendo águas da bacia do Tocantins (rios Sono e Novo), lançando-as  nos rios Sapão, Preto e Grande, da bacia do São Francisco.

No divisor  d'água São Francisco - Tocantins há vários nascentes do seu subsolo, o que evidencia claramente a continuidade do grande lençol d'água subterrânea.

A infiltração das águas dão origem à formação e também a interligação de imensos rios na região, como os rios Sono, Preto, Grande, etc.

Na região do divisor d'água Tocantins - São Francisco, 652 m  de altitude na sua porção oriental há uma tendência geral dos subafluentes do primeiro (Tocantins), a serem capturados pelos afluentes do segundo (São Francisco). Aí a erosão regressiva ou lateral constatada no sistema Tocantins tende a levar a captura de águas dos subafluentes desta bacia, invertendo portanto o seu curso de água (para a bacia do São Francisco) que tinha outro destino. Como vemos, a bacia do São Francisco se interliga com o Tocantins, por intermédio da lagoa de Varedão  os quais desaguam para o São Francisco, com um débito de aproximadamente 89 a 110 m3/s.

Se esse projeto tivesse sido executado de acordo com os estudos existentes, (não estaríamos sofrendo a falta d'água)  com a interligação do rio Tocantins com o rio Parnaíba através da Lagoa de Jalapão, no divisor d'água do Tocantins com os afluentes maranhenses do rio Parnaíba, com uma adutora partindo de Carolina, no Estado do Maranhão, e essas águas fossem  levadas até o Riachão, distante dali cerca de 50 km a oeste e, em seguida, fosse transferidas  para os afluentes do rio Parnaíba, a torrente atingiria a barragem de Boa Esperança, no Piauí e, com a construção de outra adutora de 300 km, até a Chapada do Araripe, onde  
seriam  também construídos  grandes reservatórios que, por gravidade, suas águas seriam distribuídas diretamente para os Estados do Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e, através de desvios, para o Rio Grande Norte, evitando assim qualquer confrontação com os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, que já estão sendo beneficiados pelo São Francisco.
 
Esta alternativa que consiste no desvio para o rio São Francisco de uma constante descarga, seria a solução definitiva para abastecer o semiárido nordestino, enchendo os principais reservatórios existentes e que hoje estão para secar.

A barragem de PIUM - I,  no Estado de Minas Gerais teve o objetivo técnico auxiliar de ampliar artificialmente o volume da bacia hidráulica da Represa de Furnas, visando a transposição para o São Francisco. Esta alternativa nos livra das restrições dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas e, se tivesse sido posto em ação, o Nordeste não estaria sofrendo as consequências de 6 anos de estiagem.

O governo tem que pensar e por sua equipe técnica para funcionar e deixar de gastar biliões com projetos que nunca terminam.  Por isso, sempre defendi esse importante Projeto de trazer água do Tocantins para o Semiárido Nordestino, mesmo saindo caro a sua execução.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cordialmente:
Hugo Moreira Pinheiro - (HP)
Filiado do PPS/CE
Repórter-fotográfico
Correspondente/Colaborador
DNOCS

Nenhum comentário: